Instituto de Ciências Exatas e Informática

Sobre o Curso:

O curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais tem como foco a formação de profissionais empreendedores para um mercado promissor, que se encontra em grande expansão. O aluno aprende a produzir jogos digitais para atender a diversas demandas, tais como entretenimento, educação, treinamentos de pessoas, simulação e reabilitação. O jogo - ferramenta complementar para o mercado - pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio, pois traz consigo a capacidade de inovação em produtos de software, em serviços de marketing e recursos humanos, dentre outros, por meio de variados recursos gráficos e sonoros, além de proporcionar interatividade.

O estímulo ao desenvolvimento da criatividade e da técnica merece destaque na abordagem do curso. O Tecnólogo em Jogos Digitais é capaz de atuar gerenciando projetos, trabalhando como consultor ou administrando sua própria empresa na área em questão.

Características do Curso:

O curso possui duração de três anos. As aulas são ministradas de segundas às sextas-feiras, das 7h às 12h20min, na unidade São Gabriel. Como se trata de um curso de graduação, o aluno estará apto a prosseguir seus estudos via pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado/doutorado).

Além disso, o curso tem como propósito acelerar o ingresso do aluno no mercado, fornecendo dois certificados de qualificação profissional: um de Programação de Computadores, ao concluir as disciplinas dos dois primeiros períodos, e outro de Computação Gráfica, ao concluir as disciplinas do 1º ao 4º períodos. Esses certificados são reconhecidos pelo mercado, o que possibilita a realização de concursos públicos e facilita promoções dentro das empresas onde os alunos estiverem atuando, dentre outros benefícios.

Desde o primeiro período, os alunos desenvolvem demos de jogos por meio de trabalhos interdisciplinares. A elaboração de tais demos permite aos alunos aplicar de forma sistêmica os conhecimentos adquiridos no semestre em cada uma das disciplinas, o que solicita, também, o uso de muita criatividade.

Outro aprendizado notório é o fato de os alunos lidarem com imprevistos diários, resolução de problemas, trabalhos em equipe, restrições de tempo e recursos - situações bastante recorrentes no mercado atual, globalizado, dinâmico e altamente competitivo.

O curso possui como uma de suas características fundamentais a formação generalista do Tecnólogo em Jogos Digitais. Visa, portanto, a oferecer aulas de relevância teórica e metodológica dentro de diversas áreas de conhecimento. São elas:

1 - Computação

Inteligência Artificial, Algoritmos, Programação Orientada por Objetos, Grafos, Sistemas Operacionais, Redes, Arquitetura de Computadores, Bancos de Dados, UML, Engenharia de Software, dentre outras.

2 - Matemática

Matemática para Jogos, Álgebra Linear, Estatística e Probabilidade, dentre outras.

3 - Administração e Empreendedorismo

Gerência de Projetos, Jogos e Sociedade, dentre outras.

4 - Jogos Digitais

Computação Gráfica, Modelagem Tridimensional, Modelagem de Fenômenos Físicos, Animação de Personagens, Produção e Edição de Áudio e Vídeo, OpenGL, DirectX, XNA, Flash, dentre outras.

5 - Desenvolvimento de Jogos Digitais

Análise e Projeto de Jogos, Criação de Conteúdo para jogos, Jogos em Rede, Jogos para Dispositivos Móveis, Projeto de Interfaces Gráficas para Jogos, dentre outras.

Campus:

São Gabriel

Duração:

3 anos

Modalidade:

Graduação Tecnologica

Número de Vagas:

60

Turno:

Praça da Liberdade – Tarde
São Gabriel – Manhã
Av Dom José Gaspar, 500 Coração Eucarístico Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 (31) 3319-4444