Seminário de Entretenimento, Jogos e Animação: Palestras Internacionais – Missão Diplomática Embaixada dos EUA em B

No dia 18 de setembro, das 17h às 19h, o Curso de Jogos Digitais da PUC Minas Praça da Liberdade promove o Seminário de Entretenimento, Jogos e Animação: Palestras Internacionais – Missão Diplomática Embaixada dos EUA em BH. O objetivo do seminário é desenvolver e ampliar as possibilidades de pesquisa, interação e disseminação do conhecimento na área de jogos. Nesta edição, o evento conta com a participação de especialistas internacionais para falar sobre a Teoria do Desenvolvimento de Jogos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 17 de setembro no site https://www.even3.com.br/XXseja.

Haverá tradução simultânea no evento.

 

Programação:

Apresentação da Embaixada dos Estados Unidos da América em Belo Horizonte | Cônsul Rita Rico

Apresentação inicial sobre Intellectual Property Rights (IPR) | Laura Hammel

Palestra: A Teoria do Desenvolvimento de Jogos por detrás do Sucesso de Battle Royale (FortNite) | John Williamson

 

Ao final do evento, os palestrantes e convidados irão responder dúvidas dos presentes.

 

Convidados:

Rita A. Rico

Representante Diplomática dos Estados Unidos em Belo Horizonte

Rita A. Rico é Representante Diplomática e Oficial de Diplomacia Pública dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Minas Gerais.  Ela já atuou na Seção Política da Embaixada dos EUA em Caracas, na Seção Consular da Embaixada em Nairóbi e na Seção de Diplomacia Pública da Embaixada em Santiago. Nascida em Chicago, San Diego é hoje seu lar nos Estados Unidos. Antes de ingressar no Departamento de Estado, Rita trabalhou como conselheira do Líder da Maioria no Senado, Harry Reid. Rita fala espanhol e português.

Rita é PhD em Teoria Política (UCLA), mestre em Sociologia (Universidade de Guadalajara, México) e bacharel pela Stanford University. É acompanhada no Brasil por seu marido Efrain e os dois filhos pequenos, Lucia e Jack.

Laura Hammel

Adido de Propriedade Intelectual para o Mercosul, Suriname e Guianas

Laura Hammel é Adido de Propriedade Intelectual, estando lotada no Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Brasil. Ela cobre os seguintes países da América do Sul: Argentina, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Suas responsabilidades incluem a representação dos interesses de propriedade intelectual dos Estados Unidos em sua região, por meio da defesa de altos padrões de proteção e execução de propriedade intelectual, envolvendo-se com tais países a fim de melhorar seus regimes de propriedade intelectual e servindo como representante em delegações e reuniões internacionais sobre propriedade intelectual na região.

Antes de se tornar Adido, a Dra. Hammel foi advogada-conselheira no Escritório de Políticas e Assuntos Internacionais do USPTO, de 2012 a 2016, onde seu trabalho se concentrou na legislação de marcas internacionais e nacionais. Trabalhou em assuntos relacionados à América Latina e Caribe, China, Oriente Médio e Norte da África, Japão, Associação das Nações do Sudeste Asiático e TM5.

Durante seu mandato no USPTO, a Dra. Hammel também ocupou o cargo de advogada sênior, onde supervisionou um escritório com aproximadamente 25 advogados examinadores de marcas. Ela também concluiu um projeto de trabalho no grupo de direitos autorais no Escritório de Assuntos Políticos e Internacionais, que se concentrou em pesquisa no campo de royalties de revenda para artistas visuais, direitos de radiodifusão e diversas questões de direitos autorais no Oriente Médio e Norte da África . Ela começou seu mandato no USPTO em 2005 como advogada examinadora de marcas.

A Dra. Hammel possui um Mestrado em Direito de Propriedade Intelectual pela George Washington University Law School e um Doutorado pela Universidade de Maryland School of Law. Ela se graduou na Universidade de Maryland, no condado de Baltimore, onde estudou história e teoria da arte dos séculos XIX e XX.

John Williamson

Especialista no desenho de vídeo jogos e realidade virtual e aumentada.  Ele foi designer de jogos residente para o Estado da Pennsylvania e lecionou na DigiPen, Harrisburg University, The Film School e no Seattle International Film Festival.  Sua pesquisa inicial foi focada em computação gráfica 3D estereoscópica e no hardware original de realidade virtual (RV), incluindo o sistema VPL e o Virtual iO.  Williamson migrou para área de jogos e trabalhou como designer / produtor em mais de duas dúzias de títulos de quase todos os gêneros (FPS, RTS, Survival Horror, Estratégia, Arcade, MOBA e F2P) e em quase todas as plataformas (PC, Web, PS1, PS3, PS4, Xbox, Xbox 360, iOS, Android, Dreamcast e VR /AR). Williamson retornou recentemente às suas raízes e está fazendo simulações de realidade virtual e realidade aumentada, além de jogos para o governo dos EUA e para a Federal Aviation Administration (FAA).

Como convidado do Departamento de Estado dos EUA, Williamson palestrou no México e em Portugal sobre como usar os videogames para manter os estudantes, especialmente meninas, interessados ?nas ciências exatas. John palestra sobre uma ampla gama de assuntos, desde RV na exploração espacial até a intersecção entre Direitos Civis e os Quadrinhos passando pela interação entre Inteligência Artificial e realidade aumentada. Williamson é bacharel e mestre em Psicologia Experimental pela Texas A & M University.