Instituto de Ciências Exatas e Informática
14 May
2015
Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia define vencedores da edição 2014

A comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia definiu, nesta quinta-feira (30), os vencedores da edição 2014 da premiação instituída pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e coordenada, no Brasil, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A entrega dos prêmios e menções honrosas acontece no dia 17 de junho no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O tema desta edição foi "Popularização da ciência". Do total de 109 trabalhos de pesquisa inscritos, 60 foram pré-selecionados. Das quatro categorias atribuídas pelo prêmio (Estudante Universitário, Iniciação Científica, Integração e Jovem Pesquisador) os brasileiros venceram três. Os inscritos também foram indicados a receber menções honrosas. No total, a premiação concederá US$ 20.500,00 distribuídos entre os ganhadores, troféus e placas.

O julgamento aconteceu na sede CNPq, em Brasília, e reuniu representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, países membros e associados ao Mercosul, e o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Ary Mergulhão Filho, presidente da comissão.

"O prêmio estimula a integração em ciência e tecnologia entre os países membros e associados ao Mercosul, e não é só para os pesquisadores, mas também jovens cientistas e estudantes do ensino médio que estão começando a se interessar por pesquisa e podem fazer carreira científica", afirmou Ary Mergulhão. "A premiação estimula o desenvolvimento de assuntos que são importantes para integração dos países do Mercosul", disse.

Vencedores

Na categoria Estudante Universitário, foi indicado a vencedor o aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Renato Tadeu Rodrigues. O estudante da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Ricardo Florencio Alves Rocha foi indicado para menção honrosa nesta modalidade. Na categoria Iniciação Científica foi indicado como vencedor o aluno da Escola Estadual Professor Idene Rodrigues dos Santos, localizada no município de Junqueirópolis, São Paulo, Gustavo das Neves Ubeda. Com a menção honrosa foi agraciada a estudante Laura Pelisser Teston, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Adelaide Picolotto, em Ibiaçá, Rio Grande do Sul. Já na categoria Integração, foi indicada como vencedora a brasileira Luisa Medeiros Massarin, vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como membros da equipe: Marina Ramalho e Silva (Brasil), Daniel Hermelin Bravo (Colômbia), Ana Vara (Argentina), María del Carmen Cevallos (Equador), Acianela Montes de Oca (Venezuela), Juri Castelfranchi (Itália - trabalha e reside no Brasil), Ildeu de Castro Moreira (Brasil), criador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ex-secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, e Vanessa Brasil de Carvalho (Brasil). A menção honrosa foi concedida para Marcelo Knobel (Argentina), vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Por fim, na categoria Jovem Pesquisador, foi indicado como vencedor Adan David Morel Fernández, vinculado à Universidad Americana de Paraguay (UA) e para menção honrosa José Antonio Maruyama, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Sobre o prêmio

Inicialmente chamada de Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores, a premiação foi criada pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) em 1998. A iniciativa tem por objetivo premiar os trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul, bem como incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no bloco e contribuir para o processo de integração regional.

A premiação é organizada pelo MCTI e pelo CNPq/MCTI, com o apoio institucional da Unesco e do Movimento Brasil Competitivo.


Av Dom José Gaspar, 500 Coração Eucarístico Belo Horizonte - MG CEP 30535-901 (31) 3319-4444