Caixa de texto: 	De 20 a 23 de julho de 2010, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG, tem o prazer em sediar a edição comemorativa dos 30 anos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2010), hoje, o evento mais importante da Computação no Brasil. Anualmente, o CSBC é palco para discussão de temas de extrema relevância para a sociedade brasileira, tendo em vista a grande presença da Tecnologia da Informação na vida das pessoas.
	Neste ano, o CSBC tem como tema geral “Computação Verde: Desafios Científicos e Tecnológicos”, colocando, assim, em pauta a sustentabilidade e os impactos ambientais dos sistemas de computação à luz dos Grandes Desafios da Computação. O tema escolhido é bastante oportuno em face das incertezas atuais quanto à própria suficiência no futuro de recursos naturais essenciais à sociedade. 
	Não sendo limitadas pelo tema geral, as atividades desenvolvidas no Congresso compreendem um amplo espectro de discussões atuais. Nesse contexto, o CSBC 2010 abre espaço para o debate de questões complexas, tais como a atração de jovens talentos para a área e sua formação em nível de excelência, a inclusão da mulher no mercado de tecnologia, as mudanças requeridas em função dos avanços tecnológicos e de novos modelos de computação, as maneiras como a Computação pode, por meio de seus avanços, oferecer novos serviços à sociedade, e que antes só poderiam ser imaginados pelas grandes mentes da História.
	Um evento do porte do CSBC só pode ser realizado com o trabalho de uma equipe de alta qualidade. Os cerca de 300 trabalhos apresentados em seus 18 eventos foram selecionados por meio de um processo bastante criterioso. Agradecemos ao Comitê de Organização, aos Coordenadores Gerais e Locais de cada evento, aos membros dos Comitês de Programa, aos funcionários da SBC, aos funcionários da PUC Minas e a todos os voluntários que nos ajudaram na organização e na divulgação do Congresso. Não poderíamos ainda deixar de registrar nossa gratidão aos patrocinadores do evento que deram condições para que os custos pudessem ser cobertos. Deixamos aqui o nosso muito obrigado ao CGI.br, NIC.br, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), CNPq, CAPES, SERPRO, IBM, Ci&T e FAPEMIG.
	Esperamos que a participação nas sessões técnicas, minicursos, painéis, palestras e eventos sociais possam trazer inspiração para novos trabalhos e novas parcerias. Com isso, desejamos que o CSBC 2010 seja um evento excelente para todos os seus participantes.
	Cordialmente,
		   Fabio Tirelo, Lucila Ishitani e Zenilton Patrocínio Jr
		             Coordenação Geral do CSBC 2010