Sobre a Trilha


A Trilha Art & Design aborda os aspectos do projeto e concepção de jogos digitais no que tange às áreas da Arte e do Design, focando nos requisitos não-funcionais dos games, os quais, no caso desse tipo de artefato, tornam-se tão importantes para o sucesso dos mesmos quantos seus requisitos funcionais.

Enquanto na computação preocupa-se principalmente com os aspectos de implementação dos jogos digitais, na Trilha Art & Design concentra-se na interação dos games com os atores externos, os usuários, e as questões de concepção e interfaces advindas, as quais incluem, mas não são limitadas, a questões como: metodologia de concepção, metodologia de projeto, gerenciamento, mecânica de jogos, interconectividade, arte para games, enredos e narrativas de games, design de interfaces, level design, taxonomia dos jogos, etc.

Além de trabalhos acadêmicos (papers) e propostas de tutoriais, receberemos pranchas que apresentem desenhos de conceito para projetos de jogos de computadores. Como resultado, realizaremos uma mostra destes trabalhos.

Os trabalhos (papers, tutoriais e desenhos de conceito) devem ser submetidos de acordo com o padrão estabelecido pelo Comitê da trilha Art & Design.

 

 Tópicos de Interesse


Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

  • Projeto de Jogos Digitais: Metodologia projetual, Documentação, Gerenciamento de Projeto
  • Metodologias de apoio ao High-concept dos games, tais como técnicas criativas e técnicas de seleção de alternativas
  • Design de Jogos de Computador ou Console
  • Mecânica de Jogos. Regras de Jogos. Design de Desafios
  • Design de Jogos para Internet. Projetos de Jogos Multiusuário
  • Design de Jogos para dispositivos móveis. Games para mídias localizáveis (GPS, celular) e mobilidades
  • Design de games com tecnologias em desenvolvimento (bio, nano, RA, etc)
  • Interconectividade (blogging, video blogging, podcasting, TV interativa)
  • Gamearte: Arte digital usando o jogo como suporte
  • Enredos e Narrativas. Narrativas específicas para games, e outras aplicadas, como hipertextos, jogos de texto, poesias interativas, ficções e literatura interativas.
  • Design de Interfaces de Jogos
  • Design de Interação para Jogos
  • Design de Som para Jogos
  • Animação para projetos de Jogos
  • Tipografia para projetos de Jogos
  • Level Design
  • Arquitetura e Cenários Digitais para Jogos
  • Design e Personagens. Desenvolvimento de personagens e atores. Avatares
  • Critérios estéticos da composição de personagens. Desenho de concepção
  • Game e Corpo (Espaço, corporificação, tele-presença, dança e performances artísticas
  • Ergonomia e Usabilidade. Jogabilidade
  • Design para Serious Games
  • Aplicações Especiais para publicidade, Marketing e vendas. Advergames
  • Interface entre os Games e outros gêneros: Cinema, História em Quadrinhos, Artes Visuais, Música, Literatura
  • Interfaces inovadoras e alternativas (interfaces corporais, interfaces para desabilitados, interfaces invisíveis, interfaces coletivas)
  • Teoria e Filosofia de conceitos relacionados à Arte e Design de Games
  • Taxonomia. Gêneros de Jogos
 Submissões


Os trabalhos devem ser submetidos pelo sistema JEMS.

Política de aceitação: ao menos um dos autores de papers aceitos deve se registrar oficialmente na trilha Art & Design do SBGames. Os trabalhos devem ser inéditos. Trabalhos que já tenham sido publicados em outras conferências serão rejeitados. O autor não pode submeter o mesmo trabalho para as duas categorias: full papers e short papers (posters)

 Formato Padrão dos Artigos

A trilha Art & Design aceitará full papers (de 6 a 10 páginas) e short papers (até 4 páginas e apresentação na forma de posters). Full papers devem primar pelo ineditismo e relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Posters podem descrever pesquisas futuras, novas idéias ou resultados preliminares.

Os papers seguirão o formato padrão do evento, apenas sendo aceitos arquivos no formato PDF.

Modelo de artigo em DOC
Modelo de artigo em TEX (arquivo ZIP com o template completo)