Sobre a Trilha

Convidamos a comunidade brasileira e internacional de pessoas ligadas a pesquisa e o desenvolvimento de Jogos e Ferramentas de Entretenimento Digital a submeter seu trabalho para a Trilha de Computação do SBGames 2008.

Todas as contribuições devem ser formatados de acordo com os modelos e normas de formatação de artigos para o SBGames, originais, de trabalhos ainda não publicados e que não excedam a 10 páginas(e não excedam 4 páginas para Technical Poster). Trabalhos que tenham sido previamente publicados ou mesmo submetidos simultaneamente para outras conferências, onde possuam substancial similaridade para com outros trabalhos de conferências ou revistas, serão rejeitados.

Em relação aos trabalhos e pesquisas em desenvolvimento e que ainda não tenham atingido um nível de maturidade suficiente, sugerimos que sejam submetidos como Pôsteres (Technical Posters).

Os artigos podem ser submetidos em Português, mas é preferida a submissão de artigos em Inglês.

 Tópicos de Interesse


Abaixo estão os tópicos de interrese da Trilha de Computação do SBGames 2008; no entanto, não estão limitados apenas a estes itens:

  • Agentes Emocionais
  • Animação por Computador
  • Arquiteturas, motores de jogos e design patterns
  • Áudio Inteligente para Jogos
  • Computação Afetiva
  • Computação Gráfica
  • Computação Móvel
  • Expressões Facias
  • Física Realística
  • Games Massivos Multijogadores
  • Hardware Dedicado
  • Hardware de Interface
  • Inteligência Artificial
  • Interface Humano-Computador
  • Jogos Educacionais
  • Jogos Sérios
  • Modelos e Infraestrutura para Jogos em Rede
  • Modelagem e Renderização Baseada em Imagens
  • Modelagem Física
  • Modelagem Procedural
  • Processamento de Imagens
  • Processamento de Vídeo
  • Processamento Paralelo CPU-GPU
  • Processos de Desenvolvimento e Ferramentas
  • Programação de Consoles
  • Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual
  • Renderização Baseada em Vídeo
  • Simulações de Resposta a Emergências
  • Som Interativo e 3D
  • Storytelling
  • Técnicas de Câmera
  • Técnicas de Filmes Aplicadas a Jogos
  • Técnicas HDR
  • Técnicas de Iluminação
  • Técnicas de Programação para Jogos
  • TV Digital Interativa

A lista acima deve ser considerada para fins de orientação apenas e não como uma lista exaustiva de tópicos. Trabalhos nas áreas de design de jogos assim como arte digital, devem ser submetidos à trilha de Arts & Design, que é também parte do SBGames. Trabalhos nas áreas de Educação e Cultura devem ser submetidos à trilha Game & Culture, que é também parte do SBGames.

 Submissões


A submissões deverão ser anônimas, onde não deve constar no texto do artigo a autoria ou informações específicas relativas aos autores do mesmo. Será adotado um processo de revisão "double blind". As submissões serão feitas em formato eletrônico através do site JEMS de submissões online da SBC:

Artigos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, onde pelo menos um dos autores do artigo deverá se registrar no evento e apresentar seu trabalho na conferência.

>>> PUBLICAÇÃO - NOVIDADE!
Além de publicar os artigos completos nos Proceedings do SBGames 2008, os autores dos melhores artigos selecionados serão convidados pelos editores da ACM CIE a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para serem publicadosna ACM Computers in Entertainment.

Também será possível a opção pela submissão dos melhores artigos para o IJCGT - International Journal of Computer Games Technology, publicado pela Hindawi Publishing Corporation.

 Formato Padrão dos Artigos

Em breve o formato de artigo será publicado.