Trilha Jogos & Cultura

 Artigos Completos / Full Papers
 

  • Dedões - Corpo Gestos: A inteligência corporal no design dos jogos digitais
    Edson Pfutzenreuter (SENAC-SP - UNICAMP), Roger Tavares (SENAC-SP; PUC-SP)

  • Jogo Educativo com Tema Histórico: A Revolução da Cabanagem
    Ricardo Damasceno (Universidade Federal do Pará), Felipe Reis (Universidade Federal do Pará), Manoel Ribeiro (Universidade Federal do Pará), Fabricio Silva (Universidade Federal do Pará), Miguel Sousa (Universidade Federal do Pará)

  • Jogando com o ar: o sopro como instrumento de acessibilidade nos jogos eletrônicos
    Fabrício Fava (UNIFOR)

  • Geoplano: Um Jogo Educacional Inteligente Para o Ensino de Geometria Plana
    Diego Balbino Santos de Moraes (Universidade Federal da Paraiba), Marcela Balbino Santos de Moraes (Universidade Federal da Paraiba), Liliane Machado (Universidade Federal da Paraíba), Rogéria Gaudêncio (Universidade Federal da Paraíba), Ronei Moraes (UFPB), Ulisses Dos Anjos (Universidade Federal da Paraíba)

  • Mulheres e Games: uma revisão do tema
    Ivelise Fortim (PUC-SP)

  • Concepção e realização de um jogo educativo no contexto da aprendizagem colaborativa
    Fabio Silva (Universidade Federal de Alagoas), Fábio Paraguaçu (Universidade Federal de Alagoas), Christiano Santos (Universidade Federal de Sergipe)

  • Let's play at the science lab: building a video game for the studies of cooperation
    Fernando Teles (Universidade Federal de São João Del Rei), Maria de Fatima Queiroz e Melo (Universidade Federal de São João del Rei), Erivelton Nepomuceno (Universidade Federal de São João del-Rei)

  • Desenvolvimento de elementos lúdicos para ambientes virtuais de aprendizagem
    Alice Pereira (Universidade Federal de Santa Catarina), Bruno Velloso (Universidade Federal de Santa Catarina), Marília Gonçalves (UFSC)

  • Análise de Redes Sociais de Comunidades On-line de Jogadores de World of Warcraft
    Lia Rodrigues (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Rodrigo Lopes (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

  • Videogames, heterotopias e experiência estética
    Maurício Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

  • Brincando de Deus: jogos comunicacionais e uma nova percepção de mundo a partir da jogabilidade
    Marcos Braga (Universidade Federal de Minas Gerais)

  • O uso da linguagem cinematográfica nos jogos eletrônicos como elemento narrativo
    André Battaiola (UFPR), Flavio Martins (UFPR), Larissa Barbosa (Universidade Federal do Paraná)

  • Addressing Different Learning Styles With Game Maker and XNA
    Alexandre Lobão (IESB - Brasília)

  • Games with an Agenda: Entertainment for Consciousness Building
    Paulo Vinicius Wolski Radtke (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

  • Capacidades em Jogos Infantis: a alfabetização em ambientes digitais
    Francys Araujo (Universidade Federal de Minas Gerais), Viviane Gonçalves Curto (Universidade Federal de Minas Gerais)

  • A utilização de vídeos de jogos virtuais como instrumento de ensino-aprendizagem da língua inglesa: uma experiência alternativa
    Michael Cuadal (Amazon Federal University)

  • Game educacional: desafios da integração de elementos ficcionais, tecnológicos, cognitivos e de conteúdo
    Maria Isabel Timm (UFRGS), Luis Otoni Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas CEFET-RS), Ana Maria Azevedo (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Vanusa Lando (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Everton Baumgarten Vieira (Gestum Conhecimento Competitivo)



 Posters / Short Papers
 

  • Belesminha: Um jogo educacional para apoio ao aprendizado de recursividade
    Flávio Coutinho (Universidade Federal de Minas Gerais), Jussara Almeida (DCC-UFMG), Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais), Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)

  • A importância dos jogos e novas formas de interação na alfabetização
    Valério Dallapicula Filho (PUC Minas), Lucas Gonçalves (PUC Minas), Carla Coscarelli (UFMG), Rosilane Mota (PUC Minas)

  • Modificação de videogames: design e participação do usuário
    Felipe Neves (Centro Universitário Senac), Roger Tavares (SENAC-SP; PUC-SP)

  • Ressignificação cultural através das narrativas digitais interativas: resgate do elemento lúdico na proposta do jogo Colonizador
    Carlos Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora)

  • Educação Ambiental com Objetos de Aprendizagem: O Caso Tartarugas
    J.Walter Filho (Universidade Federal de Sergipe), Christiano Santos (Universidade Federal de Sergipe), Alessandra Alves (UFS), Carla Eugênia Nunes Brito (Universidade Federal de Sergipe), Henrique Schneider (Universidade Federal de Sergipe)

  • Cognição e Interatividade no desenvolvimento de jogos educativos
    Joao Romao (Universidade Federal de Santa Catarina), Monica Renneberg da Silva (Universidade Federal de Santa Catarina), Marília Gonçalves (UFSC)

  • Uso Objetos de Aprendizagem Através do Jogo Eletronico Educacional na Escola Pública
    J.Walter Filho (Universidade Federal de Sergipe), Henrique Schneider (Universidade Federal de Sergipe)

  • Jogos e alfabetização: analisando a prática
    Lucas Gonçalves (Puc-Minas), Carla Coscarelli (UFMG), Valério Dallapicula Filho (PUC-MG)

  • Psicologia e Games: uma experiência de ensino realizada no Curso Superior de Tecnologia em Jogos digitais da PUC-SP
    Ivelise Fortim (PUC_SP)